Projeto Brasil em notas musicais

“Farol, força, febre e encantamento, a nossa amada música apresenta o Brasil mundo afora com a desenvoltura e o brilho de atrações que sempre nos representam no exterior, como o futebol. Em alguns países da Europa, por exemplo, sabemos que nomes como Tom Jobim, Chico Buarque ou Caetano Veloso são tão celebrados quanto Pelé, Ronaldo ou Neymar.

Música, música trilha sonora dos dias e das nossas vidas. Sons com os quais acostumamos desde meninos, na voz dos avós ou dos pais na escola, no recreio, nos primeiros passos no ritmo da vida.”

(Texto extraído do Livro: As muitas notas da música brasileira, Nossas Canções e o jeito brasileiro de ser.)

A música, com suas notas, nos permite expressar pensamentos, sentimentos e emoções, sendo uma forma de representação de um povo, de uma época. Através das músicas o povo é capaz de expressar sua história e sua cultura. Partindo dessa ideia de se expressar artisticamente, oportunizaremos aos nossos alunos o contato com diferentes músicas e movimentos musicais que marcaram décadas e fizeram trilha sonora para diversos momentos históricos do nosso país.

Como principal objetivo, esse projeto busca apresentar para os alunos e seus familiares o Brasil e sua história social e antropológica através das notas musicais que embalam nosso país. Busca também ampliar o conhecimento cultural e musical dos alunos; oportunizar um maior contato com a variedade cultural do país; permitir associação dos movimentos musicais e culturais com o contexto histórico de cada época; estimular a percepção auditiva dos alunos; explorar a linguagem corporal através da dança e da música; aprimorar a habilidade de interpretação de textos através da leitura das letras de músicas; problematizar as questões políticas e sociais de uma época; associar a transformação social e antropológica com as manifestações artísticas; ampliar o vocabulário dos alunos; oportunizar o desenvolvimento da escrita, atrelado com a criatividade, na confecção de canções de autoria própria.

Para alcançar nossos objetivos, propomos diversos momentos de reflexão, interação e criação com os alunos, através de rodas de conversa e escuta de canções para avaliação das mesmas, escolha do gênero musical a ser representado por cada grupo, associação da música com o momento histórico em que ela foi produzida. Depois dessas etapas, passaremos à composição de uma paródia, com base no gênero musical escolhido pelo grupo, à confecção de uma caricatura de um artista escolhido como representante do gênero musical que será apresentado e construção de uma introdução, com a participação dos alunos, que apresente o gênero musical, suas características, um pouco da história que o envolve e seus principais representantes. Isso tudo realizado, passaremos aos ensaios para a apresentação.

Esperamos que o projeto aprimore nos alunos o gosto pelos diferentes gêneros musicais e permita que esses meninos e meninas percebam a diversidade e a riqueza da música brasileira.

(31) 3434-6098

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Rua Sebastião Cardoso Antolin, 222, Jardim Guanabara
31742-316 - Belo Horizonte - MG

Todos os Direitos Reservados a CENTRO PEDAGÓGICO BALÃO AMARELO - CENTRO DE EDUCAÇÃO ELO © 2018 - Desenvolvido por TR4info