Projeto Arte e Ecologia

A ecologia e a sustentabilidade têm sido grandes aliadas da humanidade na busca por um mundo melhor e melhores condições de existência. A arte, por sua vez, trazendo a sua capacidade de transformação e de expressão de toda criatividade humana, nos permite atrelar cultura, cidadania, emoção e razão.

Na sequência histórica da humanidade em passos firmes sobre esse caminho pais e filhos, uma parcela das gerações tem assumido um movimento sociocultural-ambiental de consciência ecológica, política, econômica e artística.

A arte vista como forma de linguagem tem como uma de suas principais funções questionar ações e exigir uma mudança comportamental. A arte na sua totalidade impulsiona os processos de sensibilidade, percepção, cognição e expressão, nos possibilita vivenciar experiências as quais nos despertam emoções e aguçam a criatividade. As manifestações artísticas são representações ou até mesmo uma contestação de uma pluralidade cultural, a partir da vivência de cada época da sociedade.

A arte pode ser vista como mais uma ferramenta de preservação ambiental, uma vez que quando a sociedade recebe dados estatísticos sobre determinada ação desagradável, é mais fácil de ignorar, ao contrário de uma imagem artística que, por sua vez, além de confrontar, tem a capacidade de nos confrontar, sensibilizar e de nos convidar sutilmente a uma mudança de atitude.

A arte ambiental está inserida na arte contemporânea não como um movimento fechado, mas sim como uma tendência de criações artísticas. Reverenciar a beleza da natureza nos lança um convite à preservação ambiental. A arte ambiental em sua totalidade nos permite admirar o retrato de uma bela paisagem natural, mas também nos permite utilizar dos recursos naturais para produzir obras artísticas.

Esse tipo de obra é produzido com o uso de materiais orgânicos encontrados no ambiente, tais como: folhas, galhos, flores, areia, pedra, tendo como foco a criação de objetos ou a representação de mudanças sutis nas paisagens.

Atrelados ao surto de Dengue pelo qual estamos passando em nossa região, realizamos uma campanha de coleta seletiva nos arredores de nossa instituição e de conscientização ambiental. Outras ações também foram realizadas durante o projeto: Plantar uma árvore, muda ou semente em um vaso confeccionado de garrafa pet e acompanha o crescimento e desenvolvimento dessa planta dentro da escola, a mesma será entregue como lembrança da caminhada ecológica no Parque Lagoa do Nado, que foi a culminância do projeto; Fazer e instalar latas de lixo apropriadas para coleta de material reciclável; Oficina de reciclagem, ensinando a separar e como reaproveitar e construir brinquedos ou utensílios com material reciclado; Exposição artística.

(31) 3434-6098

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Rua Sebastião Cardoso Antolin, 222, Jardim Guanabara
31742-316 - Belo Horizonte - MG

Todos os Direitos Reservados a CENTRO PEDAGÓGICO BALÃO AMARELO - CENTRO DE EDUCAÇÃO ELO © 2018 - Desenvolvido por TR4info